segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Memórias Pré-Natais de Crás Bubas (James Berkley)




Prefácio


Não foi o excelentíssimo Brás Cubas que decidiu começar a contar a sua vida em ordem regressiva, para não ser tão piegas quanto os outros foram? Pois bem... Por que não fazer o contrário? Que mal há em contar a minha história de frente para trás, mas antes mesmo que ela comece? Bem, má ideia não é, com toda a certeza, e mais! Eu seria muito mais criativo do que o próprio Brás, e creio que, caso esteja lendo a minha obra, o seu fantasma afunde-se em raiva e ciúmes. Ele foi direto ao ponto, mas eu não sou do tipo de pessoa que copia os outros. Sou Crás Bubas, o grandioso! E quem nasce criativo permanece criativo, não é mesmo? Talvez não.
Nosso caro Brás chegou a comentar que seu livro seria lido por talvez dez, no máximo cinco pessoas, mas eu vou além! O meu relato não será um livro, não, para o desapontamento de vocês, mas não se preocupem! Uma imagem significa mais do que mil palavras! E aí vocês falam: “Mas Crás, um relato é feito com palavras!” E sim, eu concordo! Mas palavras que transmitem uma imagem! Ah, por essa vocês não esperavam. Não subestimem a minha inteligência, meus caros.
Insisto que sou inovador, antes que as más línguas me acusem de plágio. Alguém se lembra de alguma vez ter lido uma história narrada não por um morto, mas por um não-vivo? Pois é justamente o que sou! Não nasci ainda para ter morrido, portanto sou um não-vivo. Eis aqui que lhes apresento mais um fator que diferencia a minha narrativa da de Brás Cubas! O excelentíssimo disse outrora que o maior defeito do seu livro era o belo leitor, que buscava uma narrativa direta quando a história dele era lenta, demorava a passar. Pois aqui é justamente o oposto! Eu amo você, caro leitor, e creia-me que, assim que essa introdução enfadonha terminar, minha história passará tão rápida, mas tão rápida que poderá até mesmo passar despercebida! Ah, que lástima...
Bem, agora, finalmente, chegamos ao último parágrafo do meu prefácio e não tardará para que comece a verdadeira história. Sei que você, meu caro leitor, deve estar ansiosíssimo para ler o que eu tenho para dizer, então prepare-se, pois aí vai.

Fim do Prefácio

Memórias Pré-Natais de Crás Bubas

Nasci.

Fim.

Nenhum comentário: